Semana de regresso às aulas…

Muitos pais, mães, cuidadores debatem-se com uma preocupação: como será a integração da(s) sua(s) criança(s) no contexto escolar. Vão conseguir orientar-se no espaço escolar? Vão fazer amig@s? Estarão a sentir-se bem e a receber todo o apoio necessári? E a aprendizagem, como será?

Imaginamos que estas preocupações se multiplicam quando a criança apresenta alterações ao nível do (neuro)desenvolvimento. Aliviemos corações, relembrando que as crianças aprendem através do brincar, em atividades significativas, onde reina o afeto, o envolvimento e a regulação. Podemos ter tudo isto a nosso favor!

No passado dia 7 de setembro, foi precisamente sobre este tema que fomos aprender. Numa parceria entre a ARCIL e a APPDA Norte, organizou-se o curso introdutório Affect-Based Language Curriculum (ABLC)*, ministrado pela sua coautora, Diane Lewis, em formato presencial e online, contado com a presença de mais de 120 profissionais de diferentes áreas.

Vamos começar o ano letivo, levando esta mensagem até às escolas?

Se está preocupad@ com o desenvolvimento da sua criança, saiba que pode encontrar na ARCIL técnicos com formação nesta e noutras áreas, que o podem ajudar, através do serviço IMPACTO + – Centro de Apoio ao Desenvolvimento.

Para mais informações, entre em contacto connosco:
🌐Impacto+ | ARCIL
📩 impactopositivo@arcil.org
📲 +351 939 320 969 (Chamada para a rede móvel nacional)

*Affect-Based Language Curriculum (ABLC): 𝖮 𝖢𝗎𝗋𝗋í𝖼𝗎𝗅𝗈 𝖽𝖺 𝖫𝗂𝗇𝗀𝗎𝖺𝗀𝖾𝗆 𝖼𝗈𝗆 𝖻𝖺𝗌𝖾 𝗇𝗈𝗌 𝖠𝖿𝖾𝖼𝗍𝗈𝗌 𝗍𝖾𝗆 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗈𝖻𝗃𝖾𝗍𝗂𝗏𝗈 𝖿𝗈𝗋𝗇𝖾𝖼𝖾𝗋 à𝗌 𝖿𝖺𝗆í𝗅𝗂𝖺𝗌, 𝗍𝖾𝗋𝖺𝗉𝖾𝗎𝗍𝖺𝗌 𝖾 𝗉𝗋𝗈𝖿𝖾𝗌𝗌𝗈𝗋𝖾𝗌 𝗎𝗆 𝗽𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 𝘀𝗶𝘀𝘁𝗲𝗺á𝘁𝗶𝗰𝗼 𝗲 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗻𝘀𝗶𝘃𝗼 𝗯𝗮𝘀𝗲𝗮𝗱𝗼 𝗲𝗺 𝗻𝗼𝘃𝗼𝘀 𝗶𝗻𝘀𝗶𝗴𝗵𝘁𝘀 𝗲 𝗰𝗼𝗻𝗵𝗲𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝘁𝗿𝗮𝗱𝗶𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗱𝗲𝘀𝗲𝗻𝘃𝗼𝗹𝘃𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗮 𝗰𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝗰𝗮çã𝗼 𝗲 𝗱𝗮 𝗹𝗶𝗻𝗴𝘂𝗮𝗴𝗲𝗺. 𝖮 𝖼𝗎𝗋𝗋í𝖼𝗎𝗅𝗈 𝗎𝗍𝗂𝗅𝗂𝗓𝖺 𝖺𝖿𝖾𝗍𝗈 𝖾 𝖾𝗇𝗏𝗈𝗅𝗏𝗂𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈 𝖼𝗈𝗆 𝗂𝗇𝗍𝖾𝗋𝖺çõ𝖾𝗌 𝗋𝖾𝖼í𝗉𝗋𝗈𝖼𝖺𝗌 𝗉𝗋𝖺𝗓𝖾𝗋𝗈𝗌𝖺𝗌 𝖽𝖾 𝗂𝖽𝖺 𝖾 𝗏𝗈𝗅𝗍𝖺 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝖻𝖺𝗌𝖾 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗈 𝖽𝖾𝗌𝖾𝗇𝗏𝗈𝗅𝗏𝗂𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈 𝖽𝖺 𝗂𝗆𝗂𝗍𝖺çã𝗈, 𝗉𝗋𝖺𝗀𝗆á𝗍𝗂𝖼𝖺 𝖾 𝗅𝗂𝗇𝗀𝗎𝖺𝗀𝖾𝗆 𝗋𝖾𝖼𝖾𝗉𝗍𝗂𝗏𝖺 𝖾 𝖾𝗑𝗉𝗋𝖾𝗌𝗌𝗂𝗏𝖺.