Nas últimas semanas, o Centro de Recursos da ARCIL, tem promovido e dinamizado algumas atividades para os seus clientes.
No dia 07 de julho, com a participação ativa das colaboradoras Ana Raquel Jesus e Carla Carvalho, promoveu e dinamizou a visita de um grupo de 4 clientes a duas entidades empregadoras, com vista a recolher o testemunho de 4 clientes apoiados pelo CR e que se encontram atualmente a desenvolver atividade, através da medida de emprego Estágio-Inserção. Esta visita teve como propósito criar um momento de partilha e intercâmbio, de experiências e ideias, entre os diferentes clientes apoiados pelo Centro de Recursos – os que já tiveram a oportunidade de ser colocados em mercado de trabalho, através de uma medida de emprego, e aqueles que se encontram ainda numa fase inicial da intervenção.
Já na passada semana, o Centro de Recursos promoveu uma sessão de sensibilização sobre direitos, designadamente, sobre o Atestado Médico de Incapacidade Multiuso (AMIM), para um total de 13 clientes.
No âmbito da ação foram abordados diferentes assuntos, tais como: procedimentos a cumprir para a obtenção do AMIM, benefícios e vantagens do respetivo atestado, atribuição da pensão social para a inclusão para as pessoas com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%, emissão e renovação do respetivo documento, entre outros.
A iniciativa visou potenciar o acesso à informação, sensibilizando os clientes para os direitos e benefícios e, em consequência, para os recursos existentes de acordo com a legislação em vigor, criando-se as condições necessárias para que estes pudessem esclarecer algumas dúvidas.
A atividade foi dinamizada pelas colaboradoras Sofia Ferreira e Carla Carvalho, com o precioso contributo da Delegada de Saúde, Dra. Graça Correia.
Por último, esta semana a Coordenação do Centro de Recursos, reuniu com a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, com o propósito de divulgar a medida de emprego CEAMA – Contrato Emprego Apoiado em Mercado Aberto e, em consequência, sensibilizar o município para as mais valias que esta representa: por um lado, para os clientes apoiados pelo CR, dando-lhes, nomeadamente, a oportunidade de assinarem um contrato de trabalho e, por outro, para as autarquias locais, nomeadamente, os apoios e comparticipações financeiras concedidas pelo IEFP.
A reunião contou a presença da Vereadora, Dra. Maria Pedroso, e da Assistente Social, Dra. Sónia Costa.
Muito agradecemos a disponibilidade e cooperação de todas as entidades envolvidas!