Foi com a história “Lucas e o Autismo”, da autoria de Rita Matias e co-autoria de João Canossa Dias (Terapeuta da Fala e Diretor Técnico de Reabilitação da ARCIL) que se celebrou durante a semana da leitura, o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, na escola E.B. 2 da Lousã, entre os dias 4 e 8 de abril.
Tendo como destinatários as crianças do 1º e 2º anos de escolaridade, a equipa do Centro Recursos para a Inclusão da ARCIL, em parceria com docentes de educação especial, professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas da Lousã e a autora da história, desenvolveram atividades de sensibilização e atividades lúdicas promotoras de bem-estar no contexto escolar.
A história foi contada na biblioteca, através de um vídeo animado, com realidade aumentada, narração e tradução em Língua Gestual Portuguesa, realizado pela STATUS – Escola Profissional da Lousã. Com recurso a estímulos multissensoriais, brinquedos e objetos alusivos à história, professoras e terapeutas, levaram as crianças a descobrir o mundo do Lucas e de outros meninos e meninas com autismo, apelando para a importância de uma “Escola para Todos” e de valores inclusivos como o respeito pela diferença, diversidade e a igualdade de oportunidades.
Tendo como base teórica o “Book Based Play”, foi criada a sala do brincar, inspirada no livro e no Lucas, onde as crianças puderem experienciar oportunidades de aprendizagem de uma forma lúdica, pela exploração livre de cantos com jogo simbólico, atividades de construção, sensoriais, motoras e de relaxamento, desenho e escrita. Sentir o vento, fingir-se de mágico, alinhar carros, fazer desenhos do Lucas e de estímulos sensoriais mais nefastos, surgiram espontaneamente numa escola que se quer mais inclusiva.
por Verónica Pedro | Terapeuta Ocupacional |CRI ARCIL