“Musicoterapia é a utilização profissional da música e seus elementos, para a intervenção em contextos diferenciados (médicos, educacionais, etc.) com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que procuram otimizar a sua qualidade de vida e melhorar suas condições físicas, sociais, comunicativas, emocionais, intelectual, espiritual e de saúde e bem-estar…” (Federação Mundial de Musicoterapia, 2011).
O nosso Musicoterapeuta, Paulo Jacob, explica um pouco do que é a musicoterapia e a sua aplicabilidade:
A Musicoterapia é a utilização profissional da música e seus elementos, para a intervenção em contextos diferenciados com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades, que procuram otimizar a sua qualidade de vida e melhorar suas condições físicas, sociais, comunicativas, emocionais, intelectual e de saúde e bem-estar.
A Musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que ele possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, através da prevenção, reabilitação ou tratamento.
Já a música adaptada é um tipo de intervenção na qual são utilizadas técnicas de adaptação / compensação para facilitar e maximizar a aprendizagem e as vivências musicais de alunos com necessidades especiais.
O desenvolvimento de exercícios e dinâmicas sonoras e musicais, assim como a valorização e integração dos recursos pessoais, visam promover o acesso à participação nos processos de criação musical e em atividades colaborativas de grupo.
Agende a sua consulta!
Mais informações, AQUI!