Line Break – Rugby Inclusivo é o nome do projeto que, em 2019, teve início na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) para difundir o Tag Rugby Adaptado junto da sua comunidade. Este projeto, tem como objetivo aproximar as pessoas com deficiência da prática desportiva, através da capacitação de profissionais desta área com técnicas específicas para o ensino do râguebi adaptado e do apoio à sua dinamização noutras instituições.
O projeto cresceu em parceria com o Comité Regional de Rugby do Centro (CRRC), contando com a colaboração da ARCIL e da APPACDM de Vila Nova de Poiares, para ajudar a criar um guia que tem como objetivo difundir ainda mais a modalidade, promovendo cada vez mais a inclusão e o desenvolvimento de características pessoais, físicas e sociais.
O Guia Prático do projeto Line Break – Rugby Inclusivo é um manual com instruções e exercícios sobre a prática do râguebi inclusivo, que é agora difundido e disponibilizado, sobretudo em formato digital e online, aos interessados em desenvolver esta atividade desportiva. É mais uma ferramenta para quebrar barreiras, sendo um instrumento essencial para replicar noutras instituições de solidariedade social.
Este Guia é da autoria de João Costa (Coordenador do Projeto, Fisioterapeuta na APCC, ex-jogador e árbitro), Carlos Polónio (Diretor Técnico regional do CRRC e treinador da equipa de râguebi da APCC) e Rui Carvoeira (Técnico da ARCIL e ex-selecionador nacional de sub-18).
Para mais informações e/ou descarregar o Guia Prático do projeto Line Break – Rugby Inclusivo, poderá consultar a página da APC Coimbra AQUI.
Fonte: APC Coimbra
Créditos da imagem – APCC