IMAS II

IMPROVING ASSISTANCE IN INCLUSIVE EDUCATIONAL SETTINGS II

Tendo terminado em 2017, o primeiro projeto IMAS mostrou que não existe uma estrutura de aprendizagem clara e consistente, que possa apoiar assistentes em ambientes educacionais, para trabalhar com alunos com deficiências. O IMAS II tem como objetivo fortalecer as competências inclusivas destes profissionais. O Projeto, financiado pelo programa ERASMUS+, visa desenvolver um conjunto de ferramentas baseadas na web, com o propósito de ajudar os assistentes educacionais no seu trabalho diário com crianças e jovens com deficiência.

Ao longo de três anos, os parceiros –  ARCIL (Portugal), Chance B (Austria), EASPD, Agency VISION (Bulgaria), CSIE (UK), TENENET (Slovakia) e as universidade de GrazTrnava Coimbra – irão trabalhar para desenvolver esta ferramenta, permitindo que os assistentes expandam os seus conhecimentos e melhorem as competências inclusivas para o seu trabalho diário.

O projeto IMAS II (2018-1-AT01-KA202-039302) é desenvolvido com o apoio do programa de financiamento Erasmus + da União Europeia, no âmbito da Key Action 2: Strategic Partnerships (parcerias estratégicas).

Mais informação sobre o projeto pode ser encontrada na sua página oficial: http://www.easpd.eu/en/content/improving-assistance-inclusive-education-settings-ii-project-launch.


P.S. SMILE

Socio-Emotional Capacity Building in Primary Education

Entre outubro de 2019 e agosto de 2022, a ARCIL participa como parceira no projeto p.s. SMILE.

Para além da ARCIL e da instituição coordenadora VšĮ „eMundus“ da Lituânia, o projeto conta ainda com outros parceiros: Foundation for development of the cultural and business potential of civil society (Bulgária); Università degli studi di Padova (Itália); Astiki mi kerdoskopiki etaireia Four elements (Grécia); VšĮ Mano šeimos akademija (Lituânia).

Este projeto tem o objetivo de formar uma frente europeia unificada contra os problemas enfrentados pelas sociedades e alcançar o objetivo europeu de promover a paz, os seus valores e principalmente o bem-estar dos seus cidadãos – incluindo o bem-estar social e emocional.

Durante a produção dos outputs, o projeto preencherá lacunas, orientando encarregados/as de educação, docentes e alunos/as desde o 1º Ciclo do Ensino Básico para uma melhor compreensão do que é educação social e emocional e como usá-la para estabelecer as bases para uma sociedade integrada e emocionalmente saudável.

Mais informação sobre o projeto pode ser encontrada na sua página oficial: http://smile.emundus.lt/

Este projeto é cofinanciado pela Comissão Europeia através do Programa Erasmus +.


SMARTS

Supporting Me About Rights to Sexuality

A ARCIL integra o consórcio transnacional do SMARTS – “Supporting Me About Rights to Sexuality”, projeto que tem como finalidade desenvolver guiões orientadores e proporcionar formação para cuidadores de pessoas com deficiência e/ou em situação de incapacidade sobre as melhores práticas para promover o acesso à intimidade e sexualidade de forma segura, digna e promotora do desenvolvimento integral do indivíduo.

No projeto, trabalharão parceiros da Bélgica, Espanha, Grécia, Reino Unido e Portugal, representado pela ARCIL. O projeto reforçará o financiamento de recursos humanos da ARCIL e permitirá desenvolver ações de formação, iniciativas de consciencialização e a edição de materiais didáticos em vários idiomas.

O projeto SMARTS visa identificar melhor as necessidades de apoio das pessoas com deficiência intelectual e pessoas com problemas de saúde mental no domínio da sexualidade, bem como desenvolver as suas competências e as dos prestadores de cuidados, para tomar decisões fundamentadas no domínio da sexualidade.

O resultado esperado será, por um lado, que as pessoas com deficiência intelectual e com problemas de saúde mental se sintam mais capacitadas para tomar decisões quanto à sua sexualidade e, por outro lado, que os adeptos se sintam mais equipados e capacitados para apoiar a tomada de decisão.

O projeto SMARTS é co-financiado pelo programa Erasmus + da União Europeia. Mais informação sobre o projeto pode ser encontrada na sua página oficial: https://www.easpd.eu/en/content/smarts.


VIRTUS

Descrição:

O projeto ERASMUS+ VIRTUS: Upscaling Vocational Pathways tem a duração de 2 anos e iniciou-se em março de 2022, prolongando-se até fevereiro de 2024. Tem como objetivo combater o desemprego entre jovens adultos

autistas / com autismo, preparando-os para o mercado de trabalho, através das suas atividades e resultados, nomeadamente:

  1. Criação de um currículo inovador para trabalhar competências sociais, vocacionais e profissionais em três áreas diferenciadas – assistente administrativo, assistente de cozinha e assistente de barista;
  2. Preparação de um kit de formação de formadores com práticas orientadas pelos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, material personalizado e estratégias para aumentar a eficiência e produtividade dos formandos;
  3. Construção de uma plataforma de Realidade Virtual e de cenários que usarão modelos 3D realistas de locais de trabalho, para apoiar pessoas autistas/com autismo a desenvolver as capacidades necessárias para encontrar e manter um emprego significativo;
  4. Implementação de um teste-piloto que testará o currículo e os materiais de formação criados para os melhorar de acordo com o feedback fornecido por participantes.

Acreditação de um esquema de certificação VIRTUS para avaliar a qualidade da formação desenvolvida.

 

Objetivos

O Projeto VIRTUS trabalhará em direção a quatro objetivos principais:

  • aumentar a consciencialização sobre os resultados do projeto para as partes interessadas relevantes – como empregadores, pais e cuidadores de indivíduos autistas, organizações de EFP (Educação e formação profissional) e organizações ativas no campo do autismo;
  • melhorar as habilidades vocacionais de indivíduos autistas para aumentar suas oportunidades de garantir e manter um emprego, e aumentar sua sensação de bem-estar;
  • tornar os programas de formação profissional promovidos pelo projeto mais atraentes e interessantes para indivíduos autistas, combinando tecnologia inovadora de Realidade Virtual com seminários ao vivo;
  • fornecer educação e formação profissional de alta qualidade, para indivíduos autistas, numa variedade de profissões nas quais eles possam prosperar e certificar as competências adquiridas de acordo com os padrões da União Europeia.

Atividades

O Projeto VIRTUS implementará as seguintes atividades principais:

  • avaliação das habilidades de trabalho e bem-estar de indivíduos autistas e análise de necessidades sobre autismo e emprego;
  • elaboração de materiais de treinamento para capacitação de pessoas com autismo nas três profissões selecionadas (barista, auxiliar de cozinha, auxiliar de escritório);
  • oferta de formação de formadores para profissionais de saúde mental e profissionais especializados;
  • oferta de formação em competências interpessoais, pré-profissionais e vocacionais dirigida a participantes autistas;
  • desenvolvimento de um formato de metodologia híbrida (in vivo e através de RV) para as competências pré-profissionais e profissionais da formação;
  • avaliação de competências e certificação de acordo com as normas da UE.

Duração

Entre março de 2022 e abril de 2024.

Parceiros

Neste projeto, trabalham parceiros da Alemanha, Bélgica, Grécia e Portugal, representado pela ARCIL.

GEWERKSTATT– Parceiro Coordenador do Projeto; EASPD; Ploes EPSYME; ARCIL; OMEGATECH; CYCERT

Financiamento: Erasmus+