IMAS – IMPROVING ASSISTANCE IN INCLUSIVE EDUCATIONAL SETTING

Entre Novembro de 2016 e Novembro de 2017 a ARCIL participou no projeto Improving Assistance in Inclusive Educational Settings, no âmbito do programa ERASMUS +.

Neste projeto, com parceiros da Áustria, Bélgica, Bulgária, Eslováquia e Inglaterra, a ARCIL representou Portugal e colaborou na investigação, descrição e formulação do perfil de competências para a figura do assistente operacional em contexto de Escola Inclusiva.

 – Quais as funções do assistente para promover a inclusão de todos os alunos?

– Que conhecimentos, capacidades e atitudes deve desenvolver este profissional?

– Qual a relação de cooperação entre este profissional e outros agentes educativos com responsabilidades na inclusão de todos os alunos na Escola inclusiva?

 Através de encontros transnacionais, da mobilização de entidades locais e de um curso intensivo de formação sobre Educação Inclusiva, os parceiros envolvidos procuraram resposta para esta e a outras questões a nível europeu, na expectativa de criar consciência e aumentar a inclusão escolar de todos os alunos, em especial daqueles com necessidades educativas especiais.

 Mais informação sobre o projeto pode ser encontrada na sua página oficial: https://www.facebook.com/groups/IMASproject/about/