SMARTS

SUPPORTING ME ABOUT RIGHTS TO SEXUALITY

A ARCIL integra o consórcio transnacional do SMARTS – “Supporting Me About Rights to Sexuality”, projeto que tem como finalidade desenvolver guiões orientadores e proporcionar formação para cuidadores de pessoas com deficiência e/ou em situação de incapacidade sobre as melhores práticas para promover o acesso à intimidade e sexualidade de forma segura, digna e promotora do desenvolvimento integral do indivíduo.

No projeto, trabalharão parceiros da Bélgica, Espanha, Grécia, Reino Unido e Portugal, representado pela ARCIL. O projeto reforçará o financiamento de recursos humanos da ARCIL e permitirá desenvolver ações de formação, iniciativas de consciencialização e a edição de materiais didáticos em vários idiomas.

Qual o objetivo?

O projeto SMARTS visa identificar melhor as necessidades de apoio das pessoas com deficiência intelectual e pessoas com problemas de saúde mental no domínio da sexualidade, bem como desenvolver as suas competências e as dos prestadores de cuidados, para tomar decisões fundamentadas no domínio da sexualidade.

O resultado esperado será, por um lado, que as pessoas com deficiência intelectual e com problemas de saúde mental se sintam mais capacitadas para tomar decisões quanto à sua sexualidade e, por outro lado, que os adeptos se sintam mais equipados e capacitados para apoiar a tomada de decisão.

O projeto SMARTS é co-financiado pelo programa Erasmus + da União Europeia. Mais informação sobre o projeto pode ser encontrada na sua página oficial: https://www.easpd.eu/en/content/smarts.

SMARTS flyer PT_page-0001
Print

The European Commission support for the production of this publication does not constitute an endorsement of the contents which reflects the views only of the authors, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

The European Commission