Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão

“Desenvolvimento pessoal, autonomia e integração social”

A resposta a pessoas com deficiência grave constituiu-se numa preocupação dominante desde a criação da ARCIL. Considerando-se que as pessoas com deficiência grave beneficiam com a inclusão social ativa, mediante o desenvolvimento de atividades ocupacionais tendentes, fundamentalmente, a assegurar condições de equilíbrio físico e psicológico, foram criadas condições para a prestação de serviços técnicos especializados a pequenos grupos de pessoas com caraterísticas e necessidades semelhantes.

 

Assim, foram estruturadas atividades promotoras de bem-estar e estimulação sensorial, atividades terapêuticas e psicopedagógicas, atividades sociais e atividades ocupacionais socialmente úteis, respondendo a necessidades e interesses específicos.

Atualmente o CACI da ARCIL assegura a prestação de apoios especializados a jovens e adultos com deficiência intelectual de grau moderado, grave e profundo, multideficiência, deficiência motora, autismo, paralisia cerebral e deficiência psicológica grave.

 

Centro de Estimulação Ocupacional

No Centro de Estimulação Ocupacional (CEO) é privilegiada a promoção do bem-estar e a qualidade de vida das pessoas com elevado grau de dependência, contribuindo para o seu equilíbrio físico, emocional e social, recorrendo a intervenção terapêutica especializada bem como a material adaptado e polivalente que permite uma oferta seletiva de estímulos em salas de estimulação sensorial.

Sector de Apoio pela Ocupação

No Sector de Apoio pela Ocupação (SAPO), no Pólo de Góis e na Quinta do Caimão, são desenvolvidas atividades de caráter ocupacional que contribuem para o desenvolvimento das competências relacionais, pessoais e sociais, favorecendo o aproveitamento máximo das capacidades das pessoas com deficiência privilegiando a interação com o meio envolvente.

OportunaMENTE

No OportunaMENTE apoiam-se adultos que, pela sua situação de incapacidade decorrente de deficiência psicológica grave, se encontram impedidos de forma temporária ou permanente de serem integradas em mercado normal de trabalho, e não veem atendidas as suas necessidades nas respostas sociais já existentes.

Atividade Socialmente Útil 

A prestação de Atividade Socialmente Útil (ASU) em serviços internos e entidades externas, com ou sem fins lucrativos, é uma forma por excelência de potenciar a inclusão em ambiente de trabalho e na comunidade, promovendo a capacitação para a inclusão social e profissional.

A qualidade de vida, a autonomia, a independência pessoal e social, a aquisição de competências sociais, a expressão do potencial artístico, a participação na vida social da comunidade e a autodeterminação são as áreas chave da intervenção em CACI.

Projeto: CAO.Qualificar

O CAO.Qualificar enquadra-se no objetivo específico do concurso estabelecido pelo Aviso nº CENTRO-42-2018-07 na medida em que prevê o apoio ao investimento em equipamento social na área da deficiência, de modo a melhorar a resposta social de CAO – Centro de Atividades Ocupacionais – já existente, através da remodelação da infraestrutura e do apetrechamento / substituição de equipamento móvel, contribuindo para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos utentes e a adoção de soluções que assegurem a modernização e a capacidade de resposta eficiente a necessidades sociais emergentes no território. Em simultâneo, o projeto visa contribuir para garantir o acesso a todos os cidadãos, independentemente das suas capacidades motoras e a modernização e adequação das infraestruturas às necessidades atuais e futuras.

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Contactos

Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (A.R.C.I.L.)
T: +351 239 990 300 (Chamada para a rede fixa nacional)
R. Francisco Lopes Fernandes, 6 | Cabo do Soito l 3200-065 Lousã