Centro de Recursos para a Qualificação e Emprego

No final da década de 80, ocorreu a primeira experiência de integração profissional de um jovem com deficiência numa empresa na Lousã, concretizando uma perspetiva ideológica e técnica defensora da integração profissional em postos de trabalho no exterior.

A partir de então, foi feito um investimento claro na área da integração em mercado normal de trabalho, sendo que em 2001, a A.R.C.I.L. obteve a credenciação pelo IEFP como Centro de Recursos Local para os Serviços de Emprego da Lousã e de Arganil.

 

O Centro de Recursos, enquanto estrutura de suporte e apoio no domínio da Reabilitação Profissional, visa desenvolver uma intervenção especializada junto de pessoas com deficiência e incapacidade, inscritas nos Serviços de Emprego, nomeadamente, na tomada de decisões vocacionais e profissionais adequadas, facultando-lhes os meios, informação e apoios considerados indispensáveis à definição do seu projeto de vida. Compete-nos também facultar todo o apoio necessário às entidades que empreguem ou pretendam contratar pessoas com deficiência e incapacidade. Para os devidos efeitos, dispomos de uma equipa técnica multidisciplinar que desenvolve intervenções individualizadas e centradas nas pessoas nas seguintes ações:

Informação, Avaliação e Orientação para a Qualificação e o Emprego (IAOQE) 

Visa apoiar os destinatários na tomada de decisões vocacionais adequadas, disponibilizando informação necessária, promover a avaliação da sua funcionalidade e capacidade produtiva, identificar as adaptações do meio e os produtos e dispositivos mais adequados à sua adequada integração em mercado de trabalho, com vista a superar as limitações da atividades e restrições de participação no âmbito profissional.

Apoio à Colocação (AC)

Visa promover a inserção dos destinatários no mercado de trabalho através de um processo de mediação entre as mesmas e as entidades empregadoras, tendo em consideração os aspetos relativos à acessibilidade, à adaptação dos postos de trabalho, ao desenvolvimento de competências gerais de empregabilidade, bem como sensibilizando as entidades empregadoras para as vantagens de contratação deste público, e apoiando os destinatários na procura ativa de emprego e na criação do próprio emprego.

Acompanhamento Pós-Contratação (APC)

Destinado a trabalhadores com deficiência ou incapacidade, por conta de outrem ou por conta própria, que necessitem de apoio para a manutenção ou progressão no emprego, e a entidades empregadoras que tenham ao serviço trabalhadores com estas características.

 

Como Funciona

Precisa de orientação vocacional e profissional? Apoio na procura de emprego? Necessita de produtos de apoio (ajudas técnicas) para acesso à formação/emprego? Tem uma limitação das suas capacidades de trabalho e procura ajuda na definição do seu projeto de vida?

Nós podemos ajudar!

É empresário e está interessado em contratar pessoas com deficiência e/ou incapacidade? Conhece as medidas de emprego que lhe permitem beneficiar de apoios à contratação? Necessita de apoio na elaboração das respetivas candidaturas de emprego?

Entre em contacto connosco!

Onde estamos

Rua Engenheiro Duarte Pacheco | 3200-239 Lousã

910 709 422* / 919 468 164* / 914 685 314*
*Chamada para a rede móvel nacional

Entre em contacto connosco

Não hesite e deixe-nos a sua mensagem!

Centro de Recursos nas Palavras de um Cliente

“Através do Centro de Recursos, foi possível “encontrar” um trabalho adequado às minhas limitações, assim como conhecer os meus direitos, o que nunca teria conseguido sozinho. Sem esta ajuda, nunca teria conseguido trabalhar novamente, e muito menos conseguir a estabilidade financeira e emocional, concretizada através de um contrato de trabalho que presentemente terá vínculo de efetividade. Sou muito grato! Consegui descobrir uma área na qual me sinto concretizado!”

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Contactos

Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (A.R.C.I.L.)
T: +351 239 990 300 (Chamada para a rede fixa nacional)
R. Francisco Lopes Fernandes, 6 | Cabo do Soito l 3200-065 Lousã