Pessoas Iguais, Produtos Diferentes

As nossas Unidades de Negócio, foram criadas com dois objetivos essenciais:

  • Inserção socioprofissional de pessoas com deficiência e incapacidade
  • Reforço das fontes de financiamento

Estas são estruturas de produção de bens e serviços que funcionam como unidades de reabilitação em contexto produtivo, empregando pessoas com deficiência e incapacidade – em Centro de Emprego Protegido – bem como ocupando-as no desenvolvimento de atividades socialmente úteis. 

Além do objetivo de gerar receitas que contribuam para o financiamento da Instituição, as nossas Unidades de Negócio assumem uma enorme importância no que se refere à concretização da missão da ARCIL, designadamente ao nível das diversas áreas da reabilitação. Constituem-se como espaços de trabalho e formação, intrinsecamente inclusivos, que possibilitam numa mesma linha de produção a coexistência, com dignidade, de pessoas sem deficiência e pessoas com diversos tipos de incapacidade.

 

Estas características, de valor inestimável, são, para a Instituição, dificilmente quantificáveis sob o ponto de vista financeiro, representando um enorme valor para as pessoas envolvidas, para os seus agregados e para a sociedade no seu todo. 

Formação
Profissional

 

No que à Formação Profissional se reporta, as unidades afiguram-se como um espaço privilegiado para a preparação de formandos para o mercado de trabalho, considerando que estes são portadores de incapacidades e/ou oriundos de meios económico-sociais desfavorecidos, estando, na maioria das vezes, ambas as condições correlacionadas.

Integração no Mercado Normal de Trabalho

 

Em conjunto, as unidades de negócio juntamente com os Serviços de Logística, empregam pessoas com deficiência enquadradas no Centro de Emprego Protegido (CEP), constituindo-se, muitas vezes como a única possibilidade de emprego para um conjunto de pessoas cuja integração no mercado normal de trabalho se afigura de grande dificuldade e em condições de grande desigualdade de oportunidades, situação que se mantém desde final da década de 80.

Atividades
Socialmente Úteis

 

Também no que diz respeito ao Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), os espaços produtivos possibilitam a realização de atividades com clientes que, por um lado, permitem dar resposta às caraterísticas enquadradas em atividade socialmente útil, e que o tecido empresarial da região não tem possibilidades de integrar, e, por outro, permitiu uma abordagem técnica integrada num processo de reabilitação inclusivo.

 

Conheça os nossos negócios sociais inclusivos

Subscreva a nossa E-Magazine

Conheça as novidades sobre os nossos programas, projetos, serviços e muito mais!

Entre em contacto connosco

Na ARCIL todas as questões são importantes. Gostamos de estabelecer novos laços e aprofundar aqueles que já criámos. Não hesite e deixe-nos a sua mensagem!

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Contactos

Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (A.R.C.I.L.)
T: +351 239 990 300 (Chamada para a rede fixa nacional)
R. Francisco Lopes Fernandes, 6 | Cabo do Soito l 3200-065 Lousã