Lar Residencial
Uma casa de família, onde se vive o presente e apoia e prepara o futuro…”

A necessidade de criar respostas residenciais surgiu numa fase muito precoce da vida da ARCIL, no início da década de 80, mantendo-se como uma resposta essencial até aos dias de hoje. De acordo com o Despacho Normativo 28/2006, de 3 de maio, o Lar Residencial é um equipamento para acolhimento de pessoas com deficiência e ou incapacidade que se encontram impedidas, temporária ou definitivamente, de residir no seu meio familiar. Ao disponibilizar apoio residencial, esta resposta pretende promover condições de vida e de

 

ocupação que contribuam para o bem-estar e a qualidade de vida adequadas às necessidades específicas dos seus destinatários, implementar estratégias de reforço da autoestima, da valorização e da autonomia pessoal e social, assegurar condições de estabilidade e reforço da autonomia para a organização de atividades de vida diária. Em simultâneo, é assegurado aos residentes a frequência de formação profissional, de atividades ocupacionais ou de emprego apoiado. Sempre que possível é estimulada a manutenção de laços familiares. 

A autonomia e a independência pessoal assumem um papel importante para as pessoas com deficiência e ou incapacidade – ser capaz de viver com independência ou com assistência em função das suas necessidades. Algumas pessoas necessitam de alojamento com supervisão permanente sendo a sua autonomia desenvolvida através do treino de competências de vida diária. Outras percorrem uma trajetória de aprendizagem que lhes permitirá viver sem monitorização permanente e o nosso papel é acompanhar, orientar, sem definir as suas escolhas, facilitando o exercício individual da autonomia e da autodeterminação, assim como a vivência de experiências enriquecedoras.

Como Funciona

O Lar Residencial da ARCIL acolhe atualmente 67 residentes em 8 equipamentos individualizados, 3 dos quais se destinam a pessoas com níveis de elevada dependência, necessitando de apoio permanente em todas as atividades de vida diária. Os restantes 5 equipamentos acolhem jovens e adultos com deficiência e ou incapacidade, com necessidade de suporte regular na realização de diferentes atividades, com possibilidade de participação no funcionamento do Lar, realizando tarefas de reduzido nível de dificuldade.

Ao longo dos últimos anos, um número significativo de residentes tem vindo a transitar para casa própria, em agregados de composição variada, após um investimento significativo na aquisição de competências pessoais e sociais.
Em alguns casos, o Lar Residencial pode assumir-se como um processo de treino de competências, de modo a permitir a transição para outros locais, tais como o SAD- Serviço de Apoio Domiciliário, entre outros.

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Contactos

Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (A.R.C.I.L.)
T: +351 239 990 300 (Chamada para a rede fixa nacional)
R. Francisco Lopes Fernandes, 6 | Cabo do Soito l 3200-065 Lousã