Centro de Atividades e Tempos Livres

“Brincar e Crescer A incluir, num espaço onde Todos têm Lugar”

O Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) da ARCIL é uma resposta social, que proporciona atividades de lazer a crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos de idade.
Durante o período letivo todos os CATL funcionam a partir das 7h30 até às 8h30 e das 16h30 até às 19h00, tendo a sala TEMPLI – Tempo Livre Inteligente, destinada a crianças/jovens de 2º e 3º ciclo na EBN1 da Lousã, um horário mais alargado das 7h30 às 8h30 e das 13h30 às 19h. No CATL EBN2 da Lousã e da EBN1 da Lousã existe um serviço extra no período da Hora de Almoço – serviço TEMPLUA Tempo Lúdico ao Almoço, com horário das 12h às 14h. Nos períodos das Interrupções Letivas o horário de funcionamento é alargado para 11h30 diárias, das 7h30 até às 19h.

Tem como missão proporcionar às crianças experiências que concorram para o seu crescimento como pessoa, satisfazendo as suas necessidades de ordem física, intelectual, afetiva, social e moral, através da participação na vida em grupo, bem como dar resposta às necessidades das famílias em horários não letivos que coincidam com o horário laboral dos pais.
Procura permitir a cada criança ou jovem a oportunidade de participação na vida em grupo, criando um ambiente propício ao seu desenvolvimento pessoal e social, num clima de compreensão, respeito e aceitação. Cada CATL da ARCIL, proporciona uma vasta gama de atividades integradas num projeto pedagógico que as crianças e jovens podem escolher e participar livremente, em função dos seus interesses e aptidões.

Como Funciona

O Os CATL da ARCIL são CATL inclusivos, dando apoio a crianças com diversas necessidades de mobilização de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão. Este programa apoia crianças com PEA (Perturbações do Espectro do Autismo), multideficiência, paralisia cerebral, incapacidades intelectuais, motoras e/ou sensoriais.

Para o desenvolvimento desta Resposta Social, a ARCIL tem estabelecidos Acordos de Cooperação com o Instituto de Segurança Social e Protocolos de Cooperação com a Câmara Municipal da Lousã e o Agrupamento de Escolas da Lousã, sendo essencial assegurar um estreito relacionamento com a família, os estabelecimentos de ensino e a comunidade, numa perspetiva de parceria e de partilha de responsabilidades.

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Contactos

Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (A.R.C.I.L.)
T: +351 239 990 300 (Chamada para a rede fixa nacional)
R. Francisco Lopes Fernandes, 6 | Cabo do Soito l 3200-065 Lousã