Nos dias que correm a presença do voluntariado nas IPSS é expressão do crescente despertar do comportamento pró-social e da opção pela solidariedade social.
É notavelmente uma ação não lucrativa, que o indivíduo exerce para o bem da comunidade e que é fundamental para prossecução das atividades das organizações, como a ARCIL.

O exercício do voluntariado oferece contributo ímpar para a qualidade de vida da sociedade, considerando-se, por isso, que a ação do voluntariado se revela como expoente máximo da cidadania e da participação solidária. Os voluntários assumem-se como verdadeiros interlocutores sociais que, através da sua interação com os outros elementos da(s) equipa(s) e com os destinatários da ação, geram uma profícua dinâmica interativa, que tende a aumentar a tolerância face à diversidade e à diferença.

O voluntariado na ARCIL é, pois, uma mais valia a considerar e a relevar.
A parceria com a Associação Bloom tem-nos permitido acolher voluntários de diferentes culturas e com diferentes experiências de vida, formações e competências, que vêm enriquecer os espaços onde desenvolvem o seu Programa de Voluntariado.

Evidenciamos algumas das atividades que a voluntária Alaia Bernal se encontra a desenvolver nos Programas Lar Residencial e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).

Damos também as boas vindas à voluntária Chloe Charrier que, nos próximos 6 meses, integrará os programas Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão (CACI) e Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL).