Ontem, dia 04 de maio, 3 clientes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da ARCIL, acompanhados pelo Assistente Social e Gestor de Caso, Rui Moreira, participaram na sessão pública sobre a Estratégia Local de Habitação, promovida pela Câmara Municipal da Lousã.

Pretendeu-se, com esta participação, o envolvimento dos clientes para a tomada de decisões de forma informada e consciente no que se refere ao acesso a habitação digna, para além de exercerem um direito de participação cívica enquanto cidadãos, no usufruto dos seus direitos.

Estiveram presentes os clientes do CACI, Helena Correia, José Almeida e Marco Gonçalves.

A Estratégia Local de Habitação (ELH) da Lousã é um instrumento que define a estratégia de intervenção em matéria de política de habitação no município e serve ainda de suporte às candidaturas a realizar no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1º Direito, gerido pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

O programa 1.º Direito integra o primeiro objetivo da Nova Geração de Políticas de Habitação de dar resposta às famílias que vivem em situação de grave carência habitacional, prevendo a concessão de apoio público para proporcionar o acesso a uma habitação adequada a pessoas que vivem em situações habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para encontrar uma solução habitacional no mercado.

A sessão aberta ao público contou com a participação de beneficiários da ELH e de entidades do Concelho Local de Ação Social.