Atualmente, o Impacto+ da ARCIL disponibiliza o serviço de Avaliação Psicológica de Vigilantes e Seguranças Privados, com a finalidade de emissão ou renovação de cartão profissional.
Em vigor desde o início de 2023, a Avaliação Psicológica de Seguranças Privados é um requisito legal obrigatório para a admissão e a permanência nesta profissão, de acordo com as normas presentes no decreto-lei nº 46/2019, de 8 de julho.
A avaliação da aptidão psicológica do pessoal de vigilância é realizada, exclusivamente, por Psicólogos creditados para o efeito pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, sendo que este procedimento visa a avaliação de vários domínios, designadamente:
- Funções intelectuais – Inteligência;
- Funções da atenção;
- Funções psicomotoras;
- Funções da memória;
- Maturidade psicológica e responsabilidade, estabilidade emocional e despiste psicopatológico, atitudes e comportamentos de risco face à segurança no trabalho e competências sociais.
Quem é que precisa de realizar exame psicotécnico para a obtenção/renovação de licença de vigilantes/seguranças?
- Vigilante
- Segurança-Porteiro
- Vigilante de Proteção e Acompanhamento pessoal
- Assistente de recinto desportivo
- Assistente de recinto de espetáculos
- Assistente de portos e aeroportos
- Fiscal de exploração de transportes públicos
- Vigilante de transporte de valores
- Operador de central de alarmes
É da competência da nossa equipa de psicologia – composta por Psicólogas habilitadas para o efeito -, avaliar os candidatos à profissão de segurança privado, entregar-lhes cópia do Relatório e do Certificado de Avaliação Psicológica e submeter os referidos documentos no Sistema Integrado de Gestão da Segurança Privada (SIGESP), ou enviá-los diretamente à Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública para efeitos de candidatura ou renovação do cartão profissional.
O Relatório e o Certificado de Avaliação Psicológica têm a validade de 6 meses.
Agende a sua consulta de Avaliação Psicológica de Vigilantes e Seguranças Privados com o Impacto+, através dos seguintes contactos: 📧IMPACTOPOSITIVO@ARCIL.ORG | 📞939 320 969
Comentários recentes