No passado dia 21 de junho, estivemos presentes no Encontro MILES, onde organizações, mentores e formadores, estiveram todos juntos num momento de partilha e descoberta!

A ARCIL integra, desde o arranque de 2023, este Programa Fundação Manuel Violante,  inédito no país, pelo formato de formação, que conta com 31 organizações inscritas, o que representa um potencial impacto de cerca de 3000 colaboradores e cento e setenta mil beneficiários. 

Trata-se de um programa de capacitação em gestão na economia social e promove a implementação de boas práticas nas organizações sociais.

É um programa único e inovador no país, que conta com o apoio de cerca de 50 voluntários e três parceiros chave, a ASBAL, a CUF e o ISCTE EE. O acesso aos conteúdos é assíncrono e faz-se a formação ao ritmo de cada organização, com a participação em momentos de comunidade. O programa tem a duração de um ano; nos primeiros cinco meses, de janeiro a junho, são tratados temas referentes à sustentabilidade (modelo de negócio, liderança, estratégia). De setembro a dezembro será trabalhado o impacto (inovação). Paralelamente irão decorrer mesas redondas e masterclasses com outros temas emergentes.

O impacto efetivo da participação neste Programa será medido pela transformação alcançada, pela implementação de boas práticas de gestão, que se espera que se irão refletir não só na eficiência e eficácia do trabalho das equipas, como no reforço das lideranças, mas principalmente na melhoria do serviço que é prestado aos beneficiários.

A capacitação das organizações é uma ferramenta poderosíssima para gerar resultados positivos, para melhorar o seu serviço, inovar, reconhecer as equipas e até alargar o seu âmbito de atuação. As organizações sociais, como a ARCIL, devem introduzir práticas de gestão no seu dia a dia que garantam a sua sustentabilidade e impacto. Se o fizerem conseguem juntar o melhor dos dois mundos, o propósito de uma organização social com o profissionalismo de uma empresa.