O projeto VIRTUS iniciou a fase piloto do seu programa de formação inovador para pessoas autistas. Entre setembro e dezembro, os módulos de formação com recurso à Realidade Virtual serão experimentados pela  “Ploes” E.Psy.Me. em Atenas e Drapetsona na Grécia e pela ARCIL na Lousã, Portugal.

Até agora, 16 participantes autistas (9 gregos e 7 portugueses) embarcaram na jornada da formação VIRTUS! Nessas sessões de formação, o grupo explorou módulos específicos relacionados a competências interpessoais, pré-vocacionais e profissionais, incluindo apresentações na modalidade de palestra combinadas com jogos interativos, reflexões individuais e atividades em grupo.

Na Grécia, os dois primeiros módulos sobre competências interpessoais e pré-profissionais estão divididos em sessões de duas horas com pausas adequadas para se adaptarem às necessidades dos alunos. Dois formadores e dois profissionais de saúde mental estão a facilitar o processo de aprendizagem através de apresentações, atividades de simulação e jogos interativos. A Ploes tem dado especial atenção à adaptação dos materiais de formação às necessidades individuais de cada participante, trabalhando a acessibilidade de suportes visuais e textos.

O terceiro módulo, a formação profissional de baristas, terá lugar num centro de formação de baristas em Atenas, onde estarão presentes um formador profissional de baristas e um profissional de saúde mental para facilitar o processo de aprendizagem. Posteriormente, os cenários de Realidade Virtual serão utilizados em sessões individuais organizadas no laboratório de RV da Ploes, para que os participantes possam consolidar o que aprenderam nos módulos de formação profissional.

Em Portugal (Lousã), a construção de uma ligação entre os participantes foi uma prioridade. Antes da primeira sessão, os participantes foram convidados para uma primeira experiência com Realidade Virtual, praticando como utilizar diferentes jogos e atividades. Na primeira sessão, a equipa focou-se em criar um ambiente de aprendizagem seguro e amigável para o grupo aumentar os seus conhecimentos e desenvolver as habilidades pretendidas.

De forma a gerir um grupo diversificado de participantes, a ARCIL abriu espaço à flexibilidade para os formadores, especialmente em termos de ajustamento dos materiais e atividades de formação. Ao fazê-lo, a organização pretende abordar as necessidades individuais dos seus participantes ao longo do processo de aprendizagem.

Assim, o projeto-piloto deste programa inovador está oficialmente em andamento. Desejamos aos participantes o melhor do sucesso! Fique atento para mais atualizações!

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