No final do ano passado, a equipa de fisioterapeutas da ARCIL Saúde, frequentou o curso de formação em Articulação Temporomandibular* (ATM). Este teve uma grande componente prática, focado na avaliação e no essencial da intervenção no complexo crânio-cérvico-mandibular, com especial enfoque na Articulação Temporomadibular.

As terapeutas aprenderam a analisar e resolver de maneira integral os problemas relacionados com a dor crânio-cervical com base na mais recente evidência científica e pelo reconhecido conhecimento clínico do formador, em equipa multidisciplinar. Permitiu também, conhecer e dominar a intervenção do profissional de saúde nas disfunções crânio-mandibulares, tendo como objetivos essenciais: conhecer a anatomia e biomecânica da atm; saber qual o papel da ATM no complexo articular crânio-cervical; conhecer a fisiopatologia e patomecânica das disfunções no complexo articular crânio-cervical; desenvolver estratégias de avaliação e diagnóstico das disfunções no complexo articular crânio-cervical; dominar os principais recursos e ferramentas de tratamento no complexo articular crânio-cervical.

O curso permitiu transportar as competências e habilidades apreendidas para a prática clínica, bem como a implementação futura de um novo serviço na ARCIL Saúde, para o tratamento da Disfunção da Articulação Temporomandibular.

ver 📸

*O Curso de Articulação Temporomandibular, foi ministrado pelo formador e fisioterapeuta Tomás Pérez. Um dos maiores nomes da fisioterapia na área da ATM (disfunções escapulo-craneo-cervico-mandibulares), tendo sido aluno de alguns fisioterapeutas mais conhecidos neste campo mas levando agora o seu trabalho a um patamar claramente superior, tendo-se libertado de alguns dogmas que parecem perpetuar-se na área da ATM e regendo-se apenas pela evidência clínica e científica, reforçada por uma relevante prática clínica. Para além da sua atividade clínica enquanto profissional liberal (com centro clínico próprio), Tomás Perez é coordenador dos torneios ATP Master Series e WTA de Madrid desde 2005. Ainda, tem desenvolvido uma sólida carreira académica, sendo docente do Departamento de Fisioterapia (Faculdade de Medicina) na prestigiada Universidade CEU (San Pablo) de Madrid, Espanha.