O projeto, cofinanciado pelo INR, I.P, Capacitar para Incluir, vai ao encontro das prioridades definidas na ENIPD, na promoção de respostas inclusivas dirigidas às PCDI, que pretendem a garantia de igualdade de direitos e oportunidades no acesso ao emprego, sendo as entidades empregadoras agentes facilitadores da inclusão. Atendendo a que a sociedade e as nossas organizações têm o dever de contribuir para a promoção de igualdade de oportunidades, valorizando as competências e os talentos da PCDI, consideramos que este projeto alcançou os objetivos propostos, na medida em que foi possível desenvolver um conjunto de atividades dirigidas a PCDI, dotando-as de competências sócio profissionais, contribuindo, assim, de forma significativa para o seu potencial de empregabilidade no futuro e efetiva inclusão social. Por outro lado, houve a oportunidade de dinamizar sessões junto de empregadores que teve como foco prestar o acesso à informação respeitante aos incentivos à contratação, bem como os mecanismos de apoio para a concretização das mesmas. Para além disso procurou-se desmitificar crenças e preconceitos na contratação de PCDI, abordando temas específicos, tais como a perturbação do desenvolvimento intelectual e a doença mental de forma clara e acessível a todos/as com uma componente muito prática que permitiu uma interação muito profícua. Em suma, estas ações tiveram como principal objetivo capacitar o tecido empresarial, com vista à criação de mais e melhores oportunidades de emprego para PCDI.

No âmbito deste projeto foi, também, realizado o Fórum Diversidade na Inclusão, no dia 24 de novembro no Octant Hotels Lousã, que permitiu em conjunto com as entidades ligadas às politicas públicas de empregabilidade, como sendo o próprio Instituto Nacional de Reabilitação, a Delegação Regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Câmara Municipal da Lousã , as organizações da sociedade civil e pessoas com notoriedade neste campo promover um momento de debate acerca das temáticas anteriormente referidas.

Este projeto permitiu, também, que cinco pessoas com deficiência e/ou incapacidade pudessem experienciar áreas de interesse em contexto real de trabalho com o propósito de dar a conhecer as suas competências e aptidões e alavancar a sua integração laboral junto da entidade.

Por forma a complementar estas experiências, estas cinco pessoas, beneficiaram de sessões semanais de coaching, com vista a potenciar competências essenciais à concretização eficaz do seu estágio, bem como a mediar a resolução de problemas que pudessem surgir ao longo do mesmo.

  • Sessões dirigidas a desempregados

Ainda neste âmbito, a ARCIL promoveu cinco sessões dirigidas a pessoas desempregadas e inscritas no IEFP, tendo como principal objetivo a sua capacitação global, focada  em diversos domínios, bem como o desenvolvimento da sua auto confiança e auto estima, através da realização de várias dinâmicas de grupo. Estas dinâmicas potenciaram a reflexão e a partilha de experiências que se constituíram como facilitadores na sua futura inclusão profissional.

  • Sessões de sensibilização e divulgação

A ARCIL promoveu também várias sessões de sensibilização e esclarecimento, neste último trimestre, sobre o tema “Apoios e benefícios na contratação de pessoas com deficiência e/ou incapacidade. Estas sessões de capacitismo tiveram como principal objetivo informar/esclarecer os presentes acerca das medidas de apoio à contratação, bem como os canais necessários para a concretização das mesmas. Para além disso houve a possibilidade de dar a conhecer os programas envolvidos (CACI, FP, CR) e suas atividades, como alternativas/ferramentas para o processo da Inclusão socio profissional.

  • Sessões de Capacitação de entidades empregadoras

No decorrer do presente trimestre realizaram-se diversas sessões com vista a sensibilizar a comunidade empresarial, bem como as demais entidades do terceiro setor que em muito têm contribuído para a inclusão de PCDI. Estas ações de capacitação procuraram promover momentos de partilha e interação, bem como períodos de reflexão face aos temas abordados suas especificidades inerentes. Foi possível, também, verificar que muitas dúvidas e ideias pré-concebidas foram desmistificadas e dissipadas, pela exposição clara dos conteúdos abordados pelos formadores, no que respeita às áreas da perturbação do desenvolvimento intelectual, doença mental e comunicação acessível.

A ARCIL, recolheu alguns testemunhos de alguns casos de sucesso, com vista à divulgação de serviços e medidas de apoio à integração em mercado de trabalho das PCDI, sensibilização e desmistificação de crenças / preconceitos associados à deficiência, bem como demonstrar os benefícios que a contratação de PCDI podem trazer para a melhoria da performance organizacional das empresas, considerando a diversidade como o caminho para tornar as empresas mais inclusivas e inovadoras. Veja o vídeo, AQUI! Seja um agente promotor de inclusão e diversidade!

Autoria: Equipa do projeto Capacitar para Incluir