Práticas inspiradoras de gestão e desenvolvimento de Recursos Humanos em organizações da economia social

A convite da Professora Ana Luísa Martinho, a ARCIL partilhou o seu testemunho no e-book Práticas inspiradoras de gestão e desenvolvimento de Recursos Humanos em organizações da economia social (Martinho, A.L., Bernardino, S. & Meira, D. (Ed.) (2024) | Edições CEOS).

Escrito pela colaboradora Vera Lisa Correia (profissional de Recursos Humanos da ARCIL), sob o tema “A Pessoa com Deficiência e o Mercado de Trabalho”, este testemunho compartilha a história da ARCIL como motor na inclusão socioprofissional da pessoa com incapacidade e/ou deficiência (PCDI), focando nas suas práticas de inclusão de PDCI no mercado de trabalho, promovendo simultaneamente a sua autodeterminação para o exercício da sua cidadania ativa.

A instituição dispõe de uma série de respostas que são coadjuvantes desta Missão de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho” (…) “Ao nível profissional encara a inclusão como um direito fundamental, um direito humano, mas também como uma responsabilidade da sociedade. O trabalho é uma das principais fontes da realização pessoal e profissional, tendo um peso elevado sobre a qualidade de vida, bem como na autodeterminação e autoestima. A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho não é apenas uma questão de justiça social e de direitos humanos que melhora a qualidade de vida destas pessoas e lhes permite participar plenamente na vida social e económica do país, mas também é benéfica para as organizações“.

Vera Lisa Correia

Sobre o e-book

Considerando os princípios fundamentais da economia social, tais como a primazia das pessoas, a solidariedade, a igualdade e a não discriminação, juntamente com a valorização intrínseca dos recursos humanos e seu papel preponderante nas organizações desse setor, a gestão e desenvolvimento de pessoas revela-se central. A adoção de práticas sólidas de Recursos Humanos não apenas aborda desafios como a atração e retenção de talentos, mas também fomenta um ambiente de trabalho motivador e inclusivo, humanizado e de proximidade. Esta publicação pretende dar a conhecer uma diversidade de práticas inspiradoras em gestão e desenvolvimento de recursos humanos, procurando ampliar perspetivas para outras organizações. Além de consolidar-se como um guia abrangente para profissionais de Recursos Humanos, coordenadores de equipe e gestores, o e-book também se revela uma fonte de inspiração de práticas para todos os profissionais interessados no avanço da área de recursos humanos em organizações de economia social.

Martinho, A.L., Bernardino, S. & Meira, D. (Ed.) (2024). Práticas inspiradoras de gestão e desenvolvimento de recursos humanos em organizações da economia social. Edições CEOS.

O Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP), desenvolve investigação competitiva, os seus projetos de investigação permitem assim a transferência de conhecimento científico para um conjunto específico de stakeholders facilitando a gestão, a tomada de decisão e ainda a melhoria dos serviços digitais. Destaca-se como referência nacional na área dos Serviços Digitais e no desenvolvimento contínuo de investigação de elevada qualidade nas áreas de Empreendedorismo, Inovação, Comunicação, Recursos Humanos, Economia Social, Sistemas de Informação e Tecnologia, bem como em Analytics, a nível empresarial, social e académico.

Pode fazer o download do e-book, AQUI.