Numa organização como a nossa, o voluntariado é uma área a que damos cada vez mais importância. A título individual ou empresarial, recebemos voluntários que queiram partilhar o seu tempo e contribuir para o bem comum da ARCIL.

Hoje partilhamos a apresentação e testemunho da Voluntária Aurelija Černiauskaitė, Lituana, que está no Lar de Apoio desde Fevereiro e ficará connosco até final de Setembro.

Eu sou a Aurelija, uma voluntária da Lituânia, que trabalha atualmente com crianças no Lar de Apoio Casa das Cores na ARCIL. Considero-me uma pessoa descontraída que gosta de partilhar boas vibrações com os que me rodeiam. Nos meus tempos livres, podem encontrar-me na minha cozinha a fazer bolos ou a cozinhar algo para mim ou para os meus amigos. Além disso, adoro passar tempo ao ar livre, mexer o corpo, ouvir música e apanhar sol.

Enquanto trabalhava como fisioterapeuta, descobri uma nova paixão por trabalhar com crianças, apesar de inicialmente acreditar que não me destacaria nessa área sem sequer tentar. Apercebi-me de que não devia julgar demasiado depressa as minhas capacidades ou preferências sem uma experiência em primeira mão. Como resultado, senti-me inspirada a abraçar totalmente aquilo a que tinha resistido anteriormente e a trabalhar numa casa cheia de crianças e jovens adultos.

No meu trabalho anterior, também reparei que as próprias crianças são muito honestas e diretas, ao contrário dos adultos que muitas vezes se escondem atrás de máscaras e reprimem os seus verdadeiros sentimentos e vulnerabilidade. Estar perto de crianças é estranhamente libertador; é como se eu pudesse ser genuinamente eu própria e sentir-me aceite e apreciada. Além disso, sinto que elas também se podem sentir seguras, vistas e aceites quando estão perto de mim e estou muito feliz por poder criar um ambiente assim para elas e por ver a sua alegria.

Gosto de desafios e de me pôr à prova em vários ambientes com pessoas diferentes. Foi também isso que me levou a tomar a decisão de viver no estrangeiro. Escolher Portugal como país para esta experiência foi uma decisão fácil depois de passar férias aqui há alguns meses; apaixonei-me pelas pessoas e senti-me rodeada pelo seu calor e bondade. Também queria mergulhar na cultura portuguesa, provar a comida tradicional, participar em festividades e aprender a língua portuguesa.

Para ser completamente honesta, também a perspetiva de desfrutar do sol e do calor durante o inverno foi uma motivação significativa para me candidatar a este projeto. O sol torna tudo melhor! Para vos dar algum contexto, no ano passado, em janeiro, na Lituânia, tivemos apenas 5 horas de sol no total!

Encaro a vida como uma oportunidade para explorar diferentes facetas da minha personalidade, pelo que o voluntariado na ARCIL, na Casa das Cores, é uma forma ideal de compreender melhor as minhas competências, ao mesmo tempo que partilho o meu amor e a minha bondade com as crianças maravilhosas e com os meus colegas.

Aurelija Černiauskaitė

Faça como a Aurelija e junte-se a nós! Torne-se voluntário(a)!😁