Entre 15 e 17 de abril, a equipa do projeto ERASMUS+ Green Enough implementou com sucesso a primeira edição da formação online com um grupo de formadores. O curso teve como objetivo equipar os profissionais que trabalham com adultos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) com os conhecimentos necessários para implementar práticas sustentáveis dentro de suas respetivas comunidades.

O curso de formação de três dias contou com a participação de profissionais da Grécia, Polónia e Portugal, marcando um passo significativo para uma educação ambiental mais inclusiva.

A formação centrou-se em várias áreas, incluindo metodologias de ensino eficazes e ferramentas de formação prática adaptadas às necessidades dos adultos com DID. Para além de proporcionar formação aos profissionais sobre como alcançar e envolver eficazmente os grupos-alvo, a formação abrangeu as principais questões ambientais, incluindo:

  1. Alterações Climáticas: Destacar os impactos e ações necessárias.
  2. Gestão de Resíduos: Foco em práticas sustentáveis para gestão de resíduos.
  3. Poluição por Plástico: Discutir os impactos ambientais e na saúde dos resíduos plásticos.
  4. Lixo Marinho: Examinar as fontes e soluções para a poluição marinha.
  5. Desperdício Alimentar: abordar estratégias para reduzir o desperdício alimentar.
  6. Transformações Comportamentais para a Sustentabilidade Ambiental: Fornecer informações sobre como a mudança comportamental pode levar a melhores resultados ambientais.

Uma sessão foi dedicada especialmente à apresentação da aplicação móvel “Green Enough AR” desenvolvida pela Senseworks que visa facilitar experiências de aprendizagem interativas e envolventes.

Financiada pelo Erasmus+, a formação foi ministrada por parceiros do projeto, incluindo AKTI, Ploes e Senseworks, com os participantes a serem submetidos a uma avaliação final pela Cyprus Certification Company para receberem a certificação. Esta certificação permite que os profissionais utilizem o material de forma eficaz, dando formação a pessoas com deficiência. Ao fazê-lo, o projeto visa não só promover a responsabilidade ambiental, mas também valorizar a inclusão e o potencial de cada indivíduo para contribuir para os esforços de sustentabilidade.

Os participantes e os parceiros do projeto identificaram vários obstáculos a ultrapassar para implementar com sucesso a educação ambiental com pessoas com DID:

  1. Acesso limitado a educação e recursos adaptados sobre o ambiente.
  2. Apoio social insuficiente.
  3. Motivação e estereótipos que afetam a perceção do potencial de indivíduos com DID.
  4. Dificuldades cognitivas e barreiras na comunicação, juntamente com o acesso limitado a produtos de apoio que poderiam facilitar o processo de aprendizagem.

Apesar desses desafios, a pesquisa do projeto ressalta que, com apoio e formação adequados, os indivíduos com DID podem envolver-se e adotar comportamentos sustentáveis, como reciclagem, poupança de energia e redução no uso de água. No futuro, estes formadores irão organizar uma série de formações para pessoas com DID na Grécia, Polónia e Portugal.

Para saber mais sobre o projeto ERASMUS+ Green Enough, clique aqui.

Nota para os editores: