O Kit Turismo Acessível e Inclusivo – Guia de Boas Práticas de Atendimento, é uma iniciativa da responsabilidade da Dueceira, desenvolvida no âmbito do projeto de cooperação inter-territorial ‘QTS2A – Qualificar o Turismo Sustentável, Ativo e Ambiente’ (PDR2020), projeto através do qual foram realizados s 2 eventos (em 2021 e 2024) designados WAM- World Adventure Meeting Lousã, subordinados à temática “Turismo Acessível e Inclusivo – Uma Oportunidade de negócio”.

Desta feita, como produto final e, enquanto contributo da Dueceira para o projeto, foi idealizado um kit de boas práticas, resultado de todos ensinamentos facultados/obtidos no âmbito deste tema, com designação: ‘Turismo Acessível e Inclusivo – Guia de Boas Práticas de Atendimento’.

Para além do formato digital que agora disponibilizam, o Guia foi igualmente produzido em formato físico para distribuição principalmente junto dos agentes  locais, com prioridade para os turísticos.

Este Guia, contém, um conjunto de Fichas com indicações/orientações/dicas de apoio para os agentes locais  no seu relacionamento direto com Turistas, mais propriamente públicos com necessidades especiais, garantindo assim um serviço de qualidade e de respeito pela sua individualidade e assegurando, também, que o “Turismo é para todos”. Independentemente deste Guia ter sido elaborado com enfoque nos agentes de turismo, o mesmo tem aplicabilidade transversal em todos os espaços em que exista atendimento ao público.

As Fichas, para além da INTRODUÇÃO, abordam as seguintes deficiências ou limitações:

Para mais informações, contactar:

DUECEIRA – Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça
Rua General Humberto Delgado, 21 – 3200-242 Lousã
Telefone: +351 239 995 268 – custo de chamada para a Rede Fixa Nacional
E-Mail: dueceira@sapo.pt
Website: https://dueceira.pt

Fonte: Dueceira